Você está aqui: Página Inicial / O Município / Turismo

Cajueiro da Praia é considerado um verdadeiro paraíso ecológico não só por suas praias, mas também pela diversidade de fauna e flora, cujos exemplares mais famosos são o peixe-boi e o cavalo-marinho.

Praia de Barra grande

Praia de Barra grande

A praia que leva o mesmo nome da comunidade Barra Grande é a mais utilizada pelos turistas, por possuir uma área mais vasta e apropriada ao banhista, e a maior estrutura de pousadas restaurante do município. Para amantes do esporte e da natureza, Barra Grande tem opções para quem gosta de vivenciar a cultura e esporte local e sentir-se conectado com a natureza, a exemplo, do conhecido passeio do Cavalo-Marinho. Ventos fortes favorecem a prática do Kitesurf e contribuem para elevar o fluxo tanto de esportistas quanto de turistas que buscam tranquilidade na vila de pescadores.

Praia da Barrinha

Praia da Barrinha

Para quem está em busca de mais tranquilidade, a dica é conhecer a Praia da Barrinha, outro refúgio no litoral piauiense que concentra belos cenários naturais. Muito charmosa, a aldeia de pescadores fica a 2 km de Barra Grande. As casas coloridas se misturam à paisagem natural. A praia é uma ótima pedida para fazer aquela caminhada no final da tarde.

Rota do cavalo marinho

Rota do cavalo marinho

A Rota do Cavalo-Marinho é um passeio mais tradicional de todos e é realizado nos mangues de Barra Grande, começando pelo igarapé Camboa. Durante o percurso, que dura cerca de duas horas, é possível visualizar o cultivo de ostras realizado pelos nativos, várias espécies de caranguejos, as quatro espécies de mangues (vermelho, branco, preto e de botão), aves migratórias, a garça azul, entre outros, e, claro, o cavalo-marinho. O peixe é muito delicado e se fixa nas proximidades da margem dos rios. Os guias vão capturá-lo, exibi-lo aos turistas e devolvê-lo ao seu habitat. Toda esta região faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba.

Cajueiro Rei

Cajueiro Rei

A mega árvore surgiu por meio de um processo natural de multiplicação, por meio de clones em um processo chamado de alporquia, que acontece quando seus galhos tocam o chão e, após serem cobertos por terra, fazem nascer novas raízes, mantendo, ainda assim, a ligação com o tronco original. O vegetal se estende por 8.810 m² passando inclusive por propriedades privadas.