Você está aqui: Página Inicial / O Município / História

História

por adm publicado 10/07/2022 12h30, última modificação 11/07/2022 09h30

Como tudo começou

A origem do nome surgiu do grande número de cajueiros existentes, na sua praia entre eles, um frondoso cajueiro, cuidado com especial carinho por uma família de pescadores, pioneiros do lugar, denominaram o local pela sua vegetação tropicalista de Cajueiro da Praia. Sua população nasceu devido as constantes visitas de dois destemidos pescadores que vinham das bandas do Ceará, que costumavam pescar no seu litoral. Receosos da presença dos índios tremembés que naquela época habitavam no local, não ancoravam para conhecer de perto a riqueza natural dessa terra.

Os índios tremembés, foram os primeiros habitantes de Cajueiro da Praia eram exímios pescadores e deixou sua arte como grande herança as gerações seguintes e ainda hoje é exercida com perfeição pelos habitantes, atividade que contribui no desenvolvimento do município. A origem do nome “Cajueiro da Praia”, foi devido a existência de um grande número de cajueiros nativos.

Com o passar do tempo, descobriram que não havia mais permanência de índios e resolveram descer a terra firme onde encontraram muitos vestígios indígenas, panela de barro, potes, gamelas feitas de troncos de árvores e etc. 

Esses desbravadores pioneiros da nossa região eram chamados de Profiro e Zé de Barro, trouxeram suas famílias iniciando assim, a nossa população. Enriqueceram nossa lavoura com seus roçados e a partir daquela época muitas outras famílias de imigrantes do vizinho estado Ceará passaram a povoar nosso município.

E o belíssimo cajueiro regado por todos tornou-se o símbolo daquela hospitaleira terra que acabara de nascer, abrigando todos aqueles que à escolheram como berço natal.

O lugarejo Cajueiro da Praia pertencia ao estado do Ceará mais graças a guerra dos Balaios entre os dois estados houve uma troca: Luiz Correia (município que pertencia Cajueiro da Praia) que era do Ceará passou a pertencer ao Piauí e Crateús município piauiense passou a pertencer ao Ceará.

Emancipação

Em 1992 iniciava-se a grande virada do lugarejo Cajueiro da Praia, com um deputado Estadual, Gerson Mourão, que se encantou com as pastagens e beleza desta terra. Devido o desenvolvimento da lavoura, pecuária, pesca e beleza do litoral, belíssimas casas residências e comerciais e comerciais, o grande número de alunos matriculados.

A permanência dos turistas e outros, despertaram nos representantes políticos a necessidade da criação do município. Deve-se ao Dr. Gerson Mourão a indicação do Cajueiro da Praia à cidade e por esse motivo com base nos fatos, a comunidade política criou o plebiscito no dia 3 de outubro de 1995 sendo escolhido para sede do município Cajueiro da Praia.

A lei orgânica do município foi assinada, no dia 14 de dezembro de 1995, com o número de 4.810 de habitantes sendo fundada no dia 15 de dezembro de 1995. Realizando-se a primeira eleição em 3 de outubro de 1996.

Fonte: Portal do Executivo